HomeCâmara Municipal de LimeiraCapacitação sobre o Cordão de Girassol é realizada para servidores do Legislativo

Capacitação sobre o Cordão de Girassol é realizada para servidores do Legislativo

Published on

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, 17 de novembro, a Câmara Municipal de Limeira realizou, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, uma capacitação com o tema: Cordão de Girassol e como identificar doenças ocultas. O evento, que teve duração de 2h, contou com a palestrante Patrícia Tofoli, que é psicóloga clínica.

A palestra destacou pontos relevantes do tema como o combate ao preconceito e a importância de uma abordagem correta aos usuários do cordão. “É essencial enfatizar o assunto para que todas as pessoas conheçam o Cordão de Girassol e sua importância, para assim combater preconceitos, discriminações e facilitar também a vida das pessoas que têm deficiências aparentes e não aparentes”, defendeu a palestrante.

A Câmara, por entender a essencialidade da lei, promoveu a campanha como forma de capacitar os servidores para um atendimento com maior excelência. O alcance dessa iniciativa foi ressaltado pelo presidente do Legislativo limeirense, Everton Ferreira (PSD), ao abrir o evento. 

A capacitação, voltada para os servidores do Legislativo, mas aberta para o público em geral, será dividida em quatro etapas para atender a todos os colaboradores da Casa, sendo a primeira nesta sexta-feira.

O Cordão de Girassol

Aprovada sem veto no dia 17 de julho de 2023, a Lei Federal N° 14.624/23 institui o Cordão de Girassol como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. Entre elas estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, entre outras. Em Limeira, uma lei também cria ênfase para o tema. De autoria do vereador Betinho Neves (PV), a Lei Municipal N° 6932/23, sancionada em 26 de setembro de 2023, institui no município o uso do cordão e estabelece também a capacitação por parte do Poder Executivo a seus servidores.



Informações CML

Latest articles

More like this

%d blogueiros gostam disto: