HomeCâmara Municipal de LimeiraComissão de Meio Ambiente: Usina São João apresenta plano para atender demandas...

Comissão de Meio Ambiente: Usina São João apresenta plano para atender demandas de moradores de chácaras

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o objetivo de verificar se as demandas dos moradores do condomínio Residencial Chácaras Santa Helena foram atendidas, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara realizou uma reunião entre representantes da Usina São João e de moradores nesta quinta-feira, 7 de dezembro. A empresa garantiu aos presentes que o planejamento da safra foi adequado para não gerar incômodo à comunidade. Dentre as medidas a serem implantadas estão a alteração dos horários de colheita e a interrupção do uso de aviões para realizar a pulverização da plantação.

- Publicidade -

Participaram da reunião, representando a Usina, a analista de Meio Ambiente, Simone Vernaglia Martins; a analista jurídica, Natali Forte Freitas; e o analista de Patrimônio Imobiliário, Rafael Kenji Koike. Representando os moradores do condomínio, participaram da reunião Adriana Ferraz, Breno Ferraz e Antônio Francisco.

As demandas dos moradores foram apresentadas em reunião do colegiado no dia 5 de outubro e, posteriormente, em diálogo promovido pela Comissão com a participação de representantes da Usina no dia 19 de outubro. Dentre as reclamações estavam o ruído das máquinas de colheita, a poeira, o odor provocado pela pulverização, os maquinários operados no período noturno, na madrugada e aos finais de semana, que causam trepidações nas residências e o barulho dos aviões, entre 5h e 8h da manhã, que voam próximo às casas para realizar a pulverização da plantação. 

Demandas atendidas

Segundo Simone, após a reunião na Câmara as demandas foram apresentadas à diretoria da empresa e à equipe técnica e boa parte dos pedidos já foram implementados, como o aumento do aceiro (área sem vegetação para impedir propagação de incêndios) e a retirada de algumas linhas de cana que estavam próximas às residências, por exemplo.

A Usina também se comprometeu, segundo a analista de meio ambiente, a não fazer a pulverização aérea, a menos que seja extremamente necessária. Neste caso, informou, os moradores e a Comissão serão avisados com antecedência. Já em relação às atividades noturnas, a funcionária disse que a empresa está estudando fazer a colheita durante o dia, evitando finais de semana e período noturno.

“Trazemos o comprometimento de nossa diretoria com o bem estar dos moradores, ficamos muito preocupados com os problemas apresentados, pois sabemos que existe uma comunidade no entorno e por fazermos parte dessa comunidade é que nos colocamos à disposição para qualquer assunto ou nova demanda”, afirmou Simone.

A representante dos moradores, Adriana, agradeceu aos vereadores por intermediar o diálogo e à empresa pelas soluções apresentadas. “A comunicação foi bem efetiva, vocês ouviram nossas demandas e na medida do possível atenderam a todas. Ficamos felizes com a resposta”.

Os vereadores também agradeceram a Usina pela prontidão em atender aos pedidos dos munícipes e pelo respeito que demonstraram à Comissão, participando das reuniões e oferecendo soluções de forma amigável.

Comissão

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.

As reuniões ocorrem às quintas-feiras, às 15h. Todas as deliberações são registradas em ata.



Informações CML

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS

Resultado da Mega-Sena 2692 deste sábado 24/02

Veja o resultado da Mega-Sena 2692 09 - 33 - 45 - 55 - 56...