HomeCâmara Municipal de LimeiraComissões de Obras e de Direitos Humanos se reúnem com famílias do...

Comissões de Obras e de Direitos Humanos se reúnem com famílias do Assentamento Elizabeth Teixeira

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Comissão de Obras e Serviços Públicos e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos visitaram o Assentamento Elizabeth Teixeira, na manhã desta quinta-feira, 23 de novembro. No local eles ouviram as demandas de famílias que solicitam acesso ao abastecimento de água. A dificuldade para conseguir transporte público, saúde e serviço de coleta de lixo também foram pautadas. 

- Publicidade -

Estavam presentes os vereadores João Antunes Bano (Podemos); Ceará (Republicanos), Lu Bogo (PL) e Sidney Pascotto (PSC), Lemão da Jeová Rafá. Eles dialogaram com Elisdete Dayse de Souza, uma das representantes dos moradores, com o ex-vereador Wilson Cerqueira, além de famílias presentes na reunião.

Mais de 500 pessoas vivem no assentamento, segundo a moradora Elisdete. Ela relatou que são 104 famílias que não têm acesso à água encanada, transporte público e equipamento de saúde pública no local.  O abastecimento a essas famílias é feito entre duas e três vezes por semana por meio de caminhão-pipa. A água é distribuída para cada família e armazenada nos reservatórios das casas. O Assentamento Elizabeth Teixeira existe há 16 anos, desde 21 de abril de 2007.  

A dificuldade de acesso ao transporte público foi outra reivindicação feita, pois o ponto de ônibus mais próximo fica a 3,9 quilômetros da comunidade. Eles apontaram ainda que não há coleta de lixo no assentamento. Todo descarte é feito pelos moradores, que separam o lixo orgânico e fazem a própria compostagem.           

“Eu usei a expressão ‘somos a voz que clama do deserto’, porque estamos cansados de não ser ouvidos. Precisamos reivindicar os nossos direitos na Câmara Municipal, porque lá é nossa casa; é a casa do povo. Aqui no Assentamento não tem só o Zé ou o João, aqui nós somos a comunidade Elisabeth Teixeira, uma comunidade unida para trazer dignidade, prosperidade e mudança”, explicou Elisdete.        

Os vereadores destacaram a importância do diálogo e da luta dos moradores para garantia de direitos fundamentais, como acesso à água. A Comissão de Obras informou que no dia 30 de novembro, às 15h, será realizada a reunião no Plenário da Câmara Municipal com a presença de representantes da empresa BRK Ambiental, para tratar sobre o tema. O debate nesta data também será realizado com os secretários municipais de Mobilidade Urbana, de Saúde, de Assuntos Jurídicos e de Obras e Serviços Públicos.  

Caminhões-pipa 

Sobre o abastecimento feito por caminhão-pipa, os vereadores elaboraram requerimentos à Prefeitura para que informe qual o custo do serviço e aguardam informações do Executivo. O colegiado solicitou o fornecimento das cópias de notas fiscais mês a mês dos gastos e questionaram qual a periodicidade de fornecimento de água pelos caminhões no local, uma vez que há reclamação de que nos feriados e finais de semana as famílias não recebem água.  



Informações CML

MAIS RECENTES

Resultado Mega Sena 2691

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2691, e prêmio vai a R$ 110...

Vagas PAT 23/02/2024

VAGAS DO PAT Vagas para 23/02/2024, totalizando 44 vagas, sujeito a alteração ao decorrer do...

MAIS NOTÍCIAS

Resultado Mega Sena 2691

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2691, e prêmio vai a R$ 110...

Vagas PAT 23/02/2024

VAGAS DO PAT Vagas para 23/02/2024, totalizando 44 vagas, sujeito a alteração ao decorrer do...