HomeSP NotíciasCultura de SP apoia 870 projetos nos grandes centros, interior e litoral...

Cultura de SP apoia 870 projetos nos grandes centros, interior e litoral em 2023

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img




Iniciativas culturais são inscritas no programa ProAC Editais, que tem a finalidade de incentivar artistas em diversos segmentos

- Publicidade -



O programa de fomento à cultura do Governo de São Paulo contemplou 870 projetos culturais em todas as regiões do estado em 2023, tanto nos grandes centros como no interior e litoral. Ao todo, o Estado investiu cerca de R$ 100 milhões em 45 linhas do Programa de Ação Cultural (ProAC) Editais.

A abertura das inscrições teve início em março. Os projetos contemplados receberam os aportes da pasta em parcela única, diferente dos anos anteriores, em que o repasse era feito em duas parcelas. Em 2023, houve aumento de 23% nas inscrições em comparação a 2022. No ano passado, foram 15.928 inscritos e, neste ano, o total subiu para 19.674 participantes.

Além do pagamento em parcela única, uma novidade deste ano foi a abertura de seis novas linhas de apoio para diversos segmentos culturais. O segmento Dança, por exemplo, conta agora com a linha “Performance/Realização e Temporada de Ações Inéditas”; no Circo, foram acrescentadas as linhas “Produção e Manutenção/Lona” e “Produção e Apresentação de Número Circense”; nos Museus, destaca-se a linha “Salvaguarda de Acervos”; em Patrimônio Histórico e Cultural, foi lançada a linha “Bem Protegido”; e, por fim, o segmento Publicação inclui a linha “Realização e Publicação de Conteúdo Cultural”.

O que é o ProAC Editais

O ProAC Editais tem como objetivo fomentar e difundir a produção artística em todo o território paulista, apoiando financeiramente projetos culturais em segmentos como circo, dança, música, teatro, audiovisual, literatura e artes visuais, entre outros. Há linhas de editais que contemplam projetos nas periferias para artistas, grupos coletivos, espaços culturais e comunidades.

O Governo de São Paulo manteve as linhas voltadas para formação em arte e cultura e promoção de cursos, oficinas e artistas iniciantes, além das novidades de diversificação do apoio aos principais segmentos.

Durante as inscrições promovidas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Sebrae-SP, houve uma série de atividades que auxiliaram os candidatos na elaboração dos projetos. A pasta ofereceu apoio por meio de cartilhas, palestras, balcão tira-dúvidas e mentorias coletivas.

São Paulo é o trabalho que dá certo!

Em seu primeiro ano de gestão, o governo do Estado de São Paulo fortaleceu sua missão de promover serviços de qualidade à população, guiado por pilares como o desenvolvimento, o diálogo e a garantia de dignidade para as pessoas. No período, foram entregues 18.400 moradias. Além disso, foram concluídas 2.740 obras, que incluem a recuperação de 6.400 km de rodovias. Na educação, 848 escolas foram reformadas, e 25 creches foram inauguradas. Na saúde, foram abertos 1.500 leitos, equivalente a sete hospitais, e realizadas 1 milhão de cirurgias eletivas. Na segurança, todos os índices de produtividade policial registraram melhorias em relação a 2022, com aumentos de 17% na apreensão de drogas, 11% de armas, 9% de veículos e 5,4% de prisões. Mais 25 unidades do Poupatempo passaram a atender mais 1,2 milhão de pessoas mensalmente. Entre tantas conquistas, somou-se a aprovação da desestatização da Sabesp, que será fundamental para antecipar a universalização do saneamento e a expansão do acesso à água, coleta e tratamento de esgoto para toda a população de São Paulo.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap



Informações GOV SP

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS

Vereador Ralf Silva conquista mais recursos para a saúde de Iracemápolis.

O vereador Ralf Silva comunicou nesta última semana mais uma conquista para a saúde...