HomePiracicaba e RegiãoDas batalhas de rua aos fones de ouvido: entenda por que Campinas...

Das batalhas de rua aos fones de ouvido: entenda por que Campinas é a 4ª cidade que mais escuta rap no Brasil

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Fernando Almeida*, g1 Campinas e Região

 

“Batida, rima, DJ e um bom flow, quatro integrantes clássicos, que nem os Beatles”: é assim que o rapper Rincon Sapiência, na música “Linhas de Soco”, define o ritmo comemorado nacionalmente neste domingo (6).

Para celebrar a data, uma plataforma de streaming divulgou os números do rap brasileiro entre ouvintes nacionais e internacionais. Polo do Hip-Hop desde os anos 80, Campinas (SP) figura como a quarta cidade que mais escuta o gênero no Brasil, atrás apenas das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (veja abaixo).

Cidades que mais ouvem rap no Brasil

São Paulo
Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Campinas
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Fortaleza
Salvador
10ª Goiânia

No maior município do interior paulista, a música vai muito além dos fones de ouvido. O Hip-Hop, movimento que deu origem o rap há cinco décadas, está entrelaçado ao crescimento e à cultura urbana da cidade desde a sua chegada.

O campineiro Ciro do Hip-Hop é rapper, ativista e foi membro do primeiro conselho municipal de Hip-Hop do Brasil, formado em Campinas em 2004. Ele explica que, como um movimento cultural de origem negra, o Hip-Hop atende a uma demanda social latente na cidade que é considerada a última do Brasil a abolir a escravidão.

“Entender por que o rap é tão forte na cidade de Campinas é entender o contexto da cidade. Uma cidade do interior com um ritmo de metrópole, de capital, mas que nunca acessou, por diversos motivos, fatores políticos e de saúde. Esse contexto todo da sua população preta emerge a partir da sua cultura”, analisa Ciro.

Para os especialistas, a ligação da cidade com o ritmo está diretamente relacionada à formação geográfica e sociocultural da metrópole. Jaqueline Lima Santos, doutora em antropologia social pela Unicamp e pesquisadora do Hip-Hop, explica que o rap surge, principalmente, como uma resposta política na cidade.

Leia mais no link abaixo:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/08/06/das-batalhas-de-rua-aos-fones-de-ouvido-entenda-por-que-campinas-e-a-4a-cidade-que-mais-escuta-rap-no-brasil.ghtml

FOTO: Ciro do Hip-Hop é rapper e ativista desde a década de 80 — Foto: Reprodução / Instagram

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS

%d