HomePiracicaba e RegiãoEscrever muito ajuda? Veja as dicas para responder questões discursivas na 2ª...

Escrever muito ajuda? Veja as dicas para responder questões discursivas na 2ª fase da Unicamp

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao contrário da 1ª etapa, que é de múltipla escolha, a prova de domingo e segunda vai exigir que os candidatos elaborem as respostas de cada item. A segunda fase do vestibular 2024 da Unicamp será aplicada entre domingo (3) e segunda-feira (4) para 13.447 candidatos que passaram na primeira etapa. Neste momento do processo, a Unicamp exige que os estudantes elaborem respostas para questões discursivas – além da redação. Mas como mandar bem nos textos? O g1 foi direto na fonte e buscou dicas com a própria comissão organizadora (Comvest). ‘Bora’ lá! ✍️
Segundo a professora Márcia Mendonça, coordenadora acadêmica da Comvest, existem métodos que podem ajudar os candidatos na hora de formular boas respostas e garantir pontos com a banca. Leia abaixo 🎓
Comparar ou descrever?
Escrever bastante ajuda?
Focar no que tem segurança
‘Relembre: professor de português deu dicas sobre textos poéticos para primeira fase
Comparar 🆚 Descrever
A primeira coisa a se fazer é ficar atento ao comando do enunciado, ou seja, o que a questão pede para o candidato responder. Há, por exemplo, diferença entre um exercício que peça uma comparação e outro que peça uma descrição.
“Se o enunciado traz o comando ‘compare’, sua resposta precisa estabelecer comparações claras entre, pelo menos, dois elementos”, afirma a professora Márcia.
Quando a questão pede uma descrição de um fenômeno, por outro lado, vale a pena caprichar nos detalhes. “Não é suficiente nomear o fenômeno, mas qualificá-lo, descrevê-lo de modo que os avaliadores possam perceber o que o candidato sabe”, diz a professora.
Unicamp 2024: candidatos durante a prova da primeira fase
Leandro Ferreira/g1
Escrever bastante ajuda? 📝
Pode ajudar, mas só se a resposta tiver a ver com o que está sendo pedido. A banca de correção só avalia o que é solicitado na questão, afirma a professora integrante Comvest.
“Uma dúvida comum é: ‘se eu escrever bastante, de um jeito claro, mas não responder ao que é pedido, a banca vai considerar meu texto’? A resposta é não”, afirma.
Acesso ao campus da Unicamp, em Campinas
Antoninho Perri / Unicamp
🔍 Foque no que você já sabe
Alguns itens da prova podem solicitar duas tarefas aos candidatos. Na segunda fase, ao contrário da primeira, que é de múltipla escolha, o vestibulando tem a chance de mostrar ao corretor o que ele sabe por meio da resposta discursiva.
Ou seja, mesmo que ele não saiba a resposta completa para a pergunta, ainda há a possibilidade de garantir alguns preciosos pontos na nota.
“Caso não saiba responder às duas tarefas, responda ao menos uma delas, pois a banca avaliará essa resposta incompleta”, garante Márcia.
Cada questão dissertativa contém dois itens que valem dois pontos cada. Ou seja, o candidato pode somar até quatro pontos por questão.
É importante lembrar que candidatos que zerarem alguma das provas da segunda fase, com exceção de filosofia e sociologia, que contam apenas com uma questão, serão desclassificados do vestibular.
Confira os locais de aplicação
Como é a prova
No primeiro dia, as provas aplicadas são comuns a todos os candidatos; já no segundo, parte das questões são voltadas para a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção. Confira.
Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos
Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos
Prova de matemática: com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes.
Prova interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.
Segundo dia – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso
Área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
Área de ciências humanas/artes: prova de Geografia, com seis questões; prova de História, com seis questões; prova de Filosofia, com uma questão; prova de Sociologia, com uma questão.
Veja mais notícias da região no g1 Campinas



Creditos e fotos: Portal G1

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS