HomeSP NotíciasIPVA 2024: SP abre consulta ao valor do veículo; veja como calcular...

IPVA 2024: SP abre consulta ao valor do veículo; veja como calcular imposto

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) liberou a consulta ao valor venal dos veículos registrados no Estado. Com isso, os proprietários já podem calcular individualmente quanto irão pagar de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em 2024

- Publicidade -

O sistema disponibilizado também informa o ano de fabricação, o código da marca/modelo, e a descrição do veículo. No estado, a alíquota para a conta do valor a pagar do IPVA 2024 são de:

  • Carros de passeio: 4%;
  • Veículos movidos somente a gás e energia elétrica: 3%;
  • Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%;
  • Caminhões: 1,5%;
  • Veículos de locadoras registrados em SP: 1%.

A conta que deve ser feita é: valor venal x alíquota em porcentagem. Ou até mesmo: Valor venal x valor da alíquota / 100. Na prática, por exemplo, o dono de um veículo de R$ 50.000 em São Paulo pagará o valor vezes 4%. Ou seja, R$ 2.000

Quando e como pagar o IPVA

Há três maneiras principais de realizar o pagamento do IPVA 2024. Contudo, apenas uma delas permite o desconto, como nos anos anteriores. São elas:

  • Pagar valor em cota única com desconto de 3% em janeiro;
  • Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro;
  • Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes.

Para quem precisar ou quiser pagar a prazo, há possibilidade de parcelamento do valor em até 5 vezes, mas sem desconto nenhum. A novidade do ano se dá na alternativa de poder pagar o IPVA pelo Pix.

As datas de vencimento para quitar o imposto variam de acordo com o último número da placa do veículo, com início em 11 de janeiro para as que terminam em 1. No caso de caminhões e tratores, o pagamento parcelado tem dias fixos, sempre no dia 20 de cada mês.

CALENDÁRIO DO IPVA 2024 EM SÃO PAULO — FOTO: DIVULGAÇÃO / SEFAZ-SP

Link para acessar o ipva

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS