HomePiracicabaNúmero de crianças sem o nome do pai na certidão bate recorde...

Número de crianças sem o nome do pai na certidão bate recorde em Piracicaba no 1º semestre

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por g1 Piracicaba e Região

O número de crianças registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento bateu recorde no primeiro semestre em Piracicaba (SP), conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

De acordo com a plataforma, de janeiro a junho desse ano 5,5% das crianças nascidas na cidade têm pais ausentes, um total de 139 desde o começo do ano. O número absoluto é um recorde para o período desde o início desse tipo de dado na Arpen-SP, em 2016. 

Além do número absoluto ser um recorde, também é o maior em percentual. Foi a primeira vez desde o início da série histórica que o percentual chegou a 5,5% do total de crianças nascidas.

Em um panorama geral, os indicadores apontam que um a cada 18 bebês nascidos em Piracicaba é registrada sem o nome do pai na certidão.

Reconhecimento de paternidade

 

É possível fazer um reconhecimento de paternidade mesmo após o registro de nascimento da criança. Basta o pai comparecer ao cartório com o documento de identidade e a cópia da certidão de nascimento do filho.

No caso da mãe querer que o pai reconheça o filho, também é possível fazer, em alguns casos por um procedimento administrativo. O caso vira judicial se o pai não reconhecer, perante um juiz, a paternidade.

Em Piracicaba, os indicadores de reconhecimento da paternidade estão estáveis nos últimos anos, com uma leve alta em 2023. Em 2020, por conta da pandemia, o número foi o menor da série histórica.

FOTO: Pés de um bebê recém-nascido. — Foto: Rainer Maiores/Pixabay

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS

%d