HomePiracicabaPiracicaba é a décima do Estado em geração de empregos – Portal...

Piracicaba é a décima do Estado em geração de empregos – Portal do Município de Piracicaba

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


- Publicidade -
O setor automotivo também se destaca na geração de empregos no município

Piracicaba ocupa a décima posição no Estado de São Paulo entre as cidades que mais geraram empregos formais neste ano, do total de 645 municípios. De janeiro a outubro de 2023, foram registrados 5.701 postos de trabalho, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. O setor de serviços foi o que mais contratou, com 2.967 registros em Carteia de Trabalho, aparecendo em seguida a indústria, com 1244 postos, e comércio, com 669 empregos.

Funcionário remexendo em peixe na grelha.
Os restaurantes são um dos setores de serviço que colaboraram para o aumento de empregos

No ranking com os 645 municípios paulistas, São Paulo capital lidera a lista, com 144.505 empregos, seguido de Campinas, com 15.558; Guarulhos, com 14.324; São José dos Campos, com 8.254; Sorocaba, com 7.981; Ribeirão Preto, com 7.812; São Bernardo do Campo, com 6.273; Bauru, com 6.058, e Barueri, com 5.759 registros em Carteira.

Ainda conforme os dados do Caged, em 2021 foram gerados 7.517 empregos em Piracicaba. Em 2022, o número foi de 6.610, e em 2023 (até outubro), 5.701 postos ocupados, totalizando 19.828 empregos formais nos últimos três anos.

Em 2021, o setor que mais contratou foi o da indústria, com saldo de 3.388 empregos; em 2022, o setor de serviços, com 3.055 empregos gerados, e 2023 (até outubro), o setor de serviços, com 2.967 contratados.

Homem trabalhando em alambrado.
O setor industrial também tem forte impacto na geração de emprego no município

Para o prefeito Luciano Almeida, essa classificação de Piracicaba é excelente e indica que o município vem adotando políticas consistentes de geração de emprego. “Esse é um resultado de um trabalho sério e de equipe, que, de fato, tem feito a diferença na vida das pessoas. São mais de 5 bilhões de investimentos em Piracicaba, de empresas que acreditam em nossa cidade e em nossa capacidade de crescimento. Continuaremos trabalhando para atrair novas empresas e investimentos”, falou.

INOVAÇÃO – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Ribeiro, atribui essa colocação a fatores como a contratação de pessoas por parte de setores da indústria e serviços e também a economia diversificada no município, alavancada pelos setores sucroalcooleiro, automotivo e indústria de máquinas, colocando Piracicaba em destaque no mercado de exportação no país.

Ribeiro disse que Piracicaba está no caminho certo, desenvolvendo cada vez mais programas de tecnologias, inovação e incentivo, o que contribui para a geração de emprego e renda. “Com certeza, nesse final de ano esses números de contratações devem crescer, por conta de datas como o Natal, onde normalmente o comércio contrata mais pessoas para dar conta da demanda. E isso mostra a pujança da cidade no mercado do Estado de São Paulo e país. E a tendência é que nos próximos anos cresça a geração de empregos, pois temos ainda empresas em construção e se instalando no município para seus investimentos, repercutindo positivamente para o desenvolvimento e crescimento sustentável da cidade”, concluiu.

Arte do ranking de empregos nas cores verde e azul.



Informações da PMP

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS