HomePiracicabaPrefeitura de Piracicaba entrega novo prédio da USF 1º De Maio; unidade atende...

Prefeitura de Piracicaba entrega novo prédio da USF 1º De Maio; unidade atende 4.500 pessoas

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
População e autoridades locais durante o descerramento da placa inaugural da nova USF 1º de Maio

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, entregou à população a construção do novo prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) 1º de Maio na manhã de hoje, quarta-feira, 17/01. Além do atendimento aos usuários SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade também seguirá como centro-escola recebendo profissionais do Programa de Residência Médica e também alunos graduandos no curso de medicina da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM). Participaram da solenidade, o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, Rosana Bucheri, diretora da Anhembi-Morumbi, entre outras autoridades locais e vereadores. A nova unidade atende cerca de 4.500 pessoas.

- Publicidade -
Prefeito Luciano Almeida reforçou que novas unidades serão entregues este ano e que mais de 20 serão reformadas
Prefeito Luciano Almeida reforçou que novas unidades serão entregues este ano e que mais de 20 serão reformadas

Em seu discurso, o prefeito Luciano Almeida destacou que a inauguração é de uma casa própria para o atendimento em saúde. “Esta unidade é uma de várias que estamos mudando do aluguel para prédio próprio. Desde que assumi a Prefeitura não entendia o porque de tantas unidades estarem em prédios alugados. Estamos trabalhando para mudar isso. Nesta aqui, em especial, tivemos uma parceria muito importante com a universidade para darmos condição da equipe trabalhar bem e que a população também seja muito bem acolhida. Reforço também que esta unidade não é da Prefeitura, mas sim, da população. Por isso, pedimos para que vocês utilizem este espaço e cuidem dele como se fosse a casa de vocês, porque vocês merecem o melhor”, afirmou.

Médicos e demais servidores da unidade recepcionaram o prefeito Luciano Almeida na nova USF 1º de Maio
Médicos e demais servidores da unidade recepcionaram o prefeito Luciano Almeida na nova USF 1º de Maio

Na oportunidade, além da economia com os alugueis gerados pela entrega de novas unidades, o prefeito também reforçou a ação de reformas de mais de 20 unidades de saúde. “Assim como nós fizemos na Educação, que em breve vamos realizar a entrega das reformas em todas as unidades escolares, vamos também iniciar o projeto de reforma nas unidades de saúde. Já temos uma lista de 21 unidades prioritárias. Estas não recebiam uma manutenção ou reforma adequada há mais de décadas e já estava na hora de elas receberem a atenção necessária para atender bem a população e dar qualidade de trabalho aos nossos servidores da Saúde”, enfatizou Luciano Almeida.

Nova unidade foi entregue nesta quarta-feira, 17/01
Nova unidade foi entregue nesta quarta-feira, 17/01

Ana Paula Gonzales, enfermeira responsável pela USF 1º de Maio, também comemorou a conquista do novo prédio. “Só tenho de agradecer o empenho da Prefeitura em nos dar este bonito e amplo espaço, e também à equipe da unidade que me acompanha há mais de 15 anos aqui. Sem eles não seria possível realizar este sonho. Quando cheguei nesta unidade, ela estava em casa alugada e que foi transferida para um prédio próprio, porém, este espaço teve problemas estruturais e fomos obrigados a ficar mais um bom tempo em uma casa pequena e alugada. Agora voltamos a ter uma casa própria e poderemos proporcionar um atendimento ainda mais dedicado aos nossos usuários”, disse.

Ana Paula Gonzales, enfermeira responsável pela USF 1º de Maio
Ana Paula Gonzales, enfermeira responsável pela USF 1º de Maio

O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, reforçou que a USF 1º de Maio atende cerca de 4.500 pessoas em sua área de abrangência e enalteceu a parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi, de onde originou o investimento de R$ 2,67 milhões para a construção da unidade por meio do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço). “Estamos incentivando o ensino superior e dando qualidade no atendimento à população que mais precisa. Da estrutura para estas equipes atenderem a população e, também, serem base de ensino para futuros médicos, mostra que estamos no caminho certo”.

Secretário Augusto Muzilli Junior enalteceu a importância da parceria da prefeitura com a faculdade de Medicina
Secretário Augusto Muzilli Junior enalteceu a importância da parceria da prefeitura com a faculdade de Medicina

Rosana Bucheri, diretora da Anhembi-Morumbi, agradeceu a parceria com a Prefeitura. “Estamos no caminho certo para construir uma saúde de qualidade em Piracicaba, não somente pela formação de bons médicos, mas também por conseguir dar a oportunidade dos profissionais de saúde terem uma unidade para acolher bem a população”. A diretora do curso de Medicina da UAM, Cecília Buck, lembrou que a USF 1º de Maio foi a primeira unidade a receber estudantes da universidade. “Em 2018, esta foi a primeira unidade que recebeu equipe de médicos ainda em graduação para estágios e residência. Desde então, temos esta excelente parceria com a equipe desta unidade e o bom acolhimento dos usuários. Entendemos que estamos garantindo uma boa formação para nossos alunos com o foco no Sistema Único de Saúde. Agora vamos poder fortalecer ainda mais esta parceria”, completou.

Rosana Bucheri e Cecília Buck, representaram a Universidade Anhembi-Morumbi
Rosana Bucheri e Cecília Buck, representaram a Universidade Anhembi-Morumbi

Também participaram da solenidade: Marcelo Pinto de Carvalho, assessor de gestão em projetos de saúde e politicas públicas da SMS e demais diretores e coordenadores do Departamento de Atenção Básica (DAB); Talita Bonato, médica e docente da UAM; Paulo Soares, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Sergio Fortuoso, superintendente da Unimed Piracicaba; membros da comissão de saúde do bairro 1º de Maio; dos secretários municipais Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca (Selam), Reinaldo Pousa (Semutri), Euclídia Fioravante (Smads), Sidney Nunes (comandante da GCM); e os vereadores Paulo Camolesi, Anilton Rissato, Paulo Campos, Acácio Godoy e Silvia Morales.

Um dos consultórios médicos da USF 1º de Maio
Um dos consultórios médicos da USF 1º de Maio

RAIO-X – Localizada na rua Augusto Gomes da Silva, esquina com a rua Maria Antônia Godinho Beduschi, a nova unidade tem 367,82m² de área construída e contempla recepção; copa; três consultórios clínicos (sendo um com sanitário) e um odontológico; salas de nebulização, almoxarifado, vacina, curativo, acolhimento, atividades coletivas, atendimento (observação e coleta) e de espera; sanitários feminino e masculino para funcionários, sanitários P.c.D masculino, feminino e coletivo; lavanderia; ambiente de lixo orgânico, hospitalar e reciclável; sala de esterilização e expurgo; abrigo para gás, compressor e gerador, além de estacionamento de veículos.

Sala de Vacinas da USF 1º de Maio
Sala de Vacinas da USF 1º de Maio

Informações da PMP

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS