Limeira é uma cidade acolhedora, de povo prestativo, de gente humilde, honesta e trabalhadora, somos uma cidade de mais de 300 mil habitantes e junto com toda essa população também tem os animais, que na sua maioria são os gatos ou cachorros, que são amados por todos que os têm.
Dentro dessa população de animais, existem os de rua, os abandonados que em sua maioria são tutelados por muitos protetores independentes.
Em Limeira existem vários anjos protetores, pessoas que dedicam a sua vida a favor dos animais, paixão que vai além do coração, assim como funcionária pública Merli Ferreira, mais conhecida como Mell, uma protetora que como os demais, ama os animais e dedica a sua vida por eles.

A existência dos protetores independentes está diretamente relacionada ao índice de animais abandonados nas ruas e muito das vezes pela falta de políticas públicas relacionadas ao bem estar dos animais, situação essa, que às vezes falta o investimento de nível Federal e Estadual para os municípios criarem políticas públicas mais eficazes para essa finalidade.
Mell, que mora na zona rural da cidade de Limeira, mora exclusivamente na zona rural por ter vários animais, onde ela dedica o tempo com o seu abrigo de animais, onde depende muito da ajuda para o alimento (ração dos animais) medicamentos e consultas no tratamento, que as vezes chegam maltratados, dependendo de assistência de urgência e emergência. Por amor, Mell chega a gastar quase a totalidade de seu salário para os animais.

Muitos protetores independentes às vezes são pessoas anônimas que amam os animais e fazem oque for possível para ajudar os anjos de patas, que ficam perambulando nas ruas à procura de um alimento ou água para beber.
Mell como protetora independente faz muitas ações como rifas, venda de produtos do Boticário e Natura para angariar fundos, afim de custear o ABRIGO MELL PROTETORA, onde ela tem um site que pode ser acessado AQUI para você ajudar com a compra de produtos, ou ajudar em doação voluntária para os animais do abrigo.

Em Limeira, uma recente lei de número 6.923/2023 Acesse aqui a lei., idealizada pela vereadora Tatiane Lopes (que também é protetora) institui o dia 4 de outubro como “Dia do Protetor de Animais Independentes”.
Essa lei, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do Protetor de animais para a promoção e proteção dos direitos dos animais, bem como para a promoção da saúde pública.
