HomeCâmara Municipal de LimeiraSubstituição gradual de veículos de tração é sugerida pela vereadora Tatiane Lopes

Substituição gradual de veículos de tração é sugerida pela vereadora Tatiane Lopes

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na última quarta-feira, 1º de novembro, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou duas indicações que envolvem os cuidados com os animais de grande porte. Tratam-se da Indicação Nº  3.102/2023 e a Indicação Nº 3.103/2023.

- Publicidade -

Na Indicação Nº 3.103/2023, a vereadora sugere à Prefeitura  que seja implementado um programa de substituição gradativa do uso de veículos de tração animal (VTAs) em Limeira, prevendo a retirada total de circulação desses veículos com prazo máximo de cinco anos. De acordo com a autora, o planejamento para substituição deverá ser realizado em conjunto com medidas de apoio, com o uso dos “cavalos de lata” (veículos motorizados adaptados ao transporte de cargas) e com capacitação dos carroceiros para que possam continuar trabalhando sem o uso de animais. 

“Os animais expostos aos trabalhos com veículos de tração animal, não raramente, estão sujeitos a condições inadequadas de vida sendo, por vezes, vítimas de maus-tratos. Ao mesmo tempo, sabemos que alguns condutores de VTAs são pessoas socialmente vulneráveis e que se utilizam do trabalho dos animais como forma de subsistência e única fonte de renda. É considerando todo o contexto dessa problemática que envolve maus-tratos a animais e pessoas socialmente vulneráveis é que apresento esta indicação a fim de propor possibilidades de resolução dessa problemática”, argumenta a propositora.

A vereadora defende que a iniciativa reduzirá o sofrimento dos animais e também contribuiria para a modernização da cidade.

A Indicação Nº 3.102/2023 sugere ao Poder Executivo que sejam intensificadas as campanhas de conscientização sobre cuidados com os animais de grande porte na área urbana e que sejam realizadas ações para cadastramento de pessoas que fazem uso e são proprietárias de charretes e carroças, a fim de efetuar a microchipagem dos animais. “É fundamental promover a educação e sensibilização da população acerca do tratamento adequado aos animais de grande porte, garantindo seu bem-estar”, justificou a autora.

Além disso, a vereadora ressalta a importância do cadastramento e realização de microchipagem dos animais usados em charretes e carroças. “Esse registro possibilitaria a rastreabilidade e, consequentemente, a microchipagem dos animais utilizados nesses veículos. Além disso, é uma estratégia para facilitar a punição adequada em casos de maus-tratos”, finalizou a parlamentar.

*Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.



Informações CML

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS