HomeCâmara Municipal de LimeiraVereadores juniores participam de oficina preparatória para atividades do projeto

Vereadores juniores participam de oficina preparatória para atividades do projeto

DATA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara de Limeira, proporcionou, nesta sexta-feira, 12 de janeiro, uma oficina para os vereadores juniores. O objetivo foi prepará-los para as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano, nas sessões ordinárias do projeto.

- Publicidade -

Acompanharam o treinamento o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), e os vereadores Tatiane Lopes e Elias Barbosa, membros da Comissão Organizadora do projeto, ambos do Podemos, e Jorge de Freitas (PSD).

O presidente da Câmara destacou a importância da presença dos jovens, que será fundamental para pensar o futuro da cidade. “Quando vemos vocês adentrando a política com essa vontade, ficamos muito felizes”, elogiou Everton. “Que vocês consigam representar a escola e a comunidade de vocês e que levem essa experiência para o coração”, acrescentou Tatiane Lopes.

Oficina 

A capacitação foi ministrada pela diretora da Escola Legislativa, Giane Boscolo, e abordou o trabalho desempenhado pelos vereadores da Casa, qual o papel dos vereadores juniores e dos agentes envolvidos no projeto, tipos de proposituras que poderão ser propostas por eles, como serão realizadas as votações, fases das sessões ordinárias e como ter acesso às informações no site da Câmara. A conduta pessoal e como eles deverão se comportar, com ética, respeito, probidade e ordem foi outro ponto abordado durante a atividade.

Sessão ordinária

Na próxima sexta-feira, 19 de janeiro, será realizada a primeira sessão ordinária dos vereadores juniores, quando acontecerá a eleição da Mesa Diretora. O evento começa a partir das 14h30, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site. Quem quiser também pode acompanhar presencialmente na Câmara, que fica na Rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Santa Luiza. Para entrar no prédio basta apresentar documento de identificação com foto.

Projeto 

 A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto “Parlamento Jovem”. 

Fazem parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo. 

As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.



Informações CML

MAIS RECENTES

MAIS NOTÍCIAS